Interação, colaboração e cooperação

Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem
computacional
Ana Margô Mantovani
Centro Universitário La Salle
margo@lasalle.tche.br
(51) 4768558
Os avanços tecnológicos estimulam novas formas de pensamento, o uso da
multimídia/hipermídia nos meios educacionais, a educação à distância e os ambientes de rede
suscitam uma tecnologia intelectual, animando o que Pierre Lévy denomina de “inteligência
coletiva”. Para termos a possibilidade de pensar neste tipo de inteligência, faz-se necessário
acreditar em uma visão de ser humano integrado e indissociável (mente, corpo, emoção e
razão) capaz de estabelecer diversas conexões com os outros (presenciais e virtuais), com o
antigo e o novo, em um processo de criação conjunta e constante, potencializando os recursos
de uma forma cooperativa.
Ainda, conforme Lévy e Labrosse (1999:09), “a verdadeira inteligência do homem
consiste em tornar sua sociedade inteligente. Exprime-se em mensagens (dirigidas para
outros), linguagens (cuja natureza é de ser um vínculo), em ferramentas (suscetíveis de
transmissão, aperfeiçoamento, combinação e uso coletivo), em instituições (que envolvem ou
organizam o coletivo). A inteligência humana trabalha pela conexão”. Assim, para esses
autores, a interconexão da humanidade é contemporânea de uma ampliação paralela de seu
domínio de interação e conhecimento.
É neste cenário que surgem novos ambientes computacionais de aprendizagem, amparados
pelo desenvolvimento e utilização de ferramentas interativas, que abrem espaço para um
trabalho interdisciplinar, interativo e cooperativo. Assim, estamos incorporando ao processo
de aprendizagem o paradigma da interdisciplinaridade, da interatividade e da cooperação. É o
paradigma da escola do terceiro milênio, que, intermediado pela tecnologia, oportuniza a
construção compartilhada do conhecimento. E, é justamente aqui que as aplicações das novas
tecnologias da informação e da comunicação têm papel de destaque. Utilizar estas
ferramentas para otimização do novo paradigma implica em rever concepções sobre interação,
cooperação e colaboração e à luz desses novos conceitos, incorporá-los aos ambientes de
aprendizagem computadorizados.